Se entende a arte, nunca será um ateu estúpido ou libertino.



Por Marco Rocchi

“Um maçom é obrigado, por sua condição, a obedecer à lei moral; e se ele compreender a Arte corretamente, nunca será um ateu estúpido nem um libertino irreligioso”.

Quero iniciar estas breves considerações com uma premissa metodológica. O que vou dizer não tem pretensão de verdade absoluta, mas é antes fruto de uma reflexão aberta - no sentido de estar livre de preconceitos - sobre algumas palavras que Anderson escreveu nas suas Constituições de 1723.

É uma premissa necessária, porque acredito que devemos questionar os símbolos sem ficarmos presos a posições pré-estabelecidas, mesmo que apoiados pela opinião autorizada de muitos Irmãos que nos precederam. Os símbolos continuarão a falar conosco até que quereremos questioná-los com a mente aberta (gosto sempre de recordar a este respeito as palavras de Gustav Mahler: “Seguir a tradição não é adorar as cinzas, mas manter viva a chama”). Quando um símbolo é codificado sem qualquer possibilidade de interpretação, ele efetivamente morre como tal, perdendo toda a sua capacidade evocativa, para se tornar o que os semiólogos chamam simplesmente de sinal.

E as palavras de Anderson, para as quais voltei minha reflexão, são, além de palavras, símbolos. Cada palavra, examinada mais de perto, é um símbolo, como um significante que se refere a um significado. Quanto mais a palavra é um símbolo, mais ela se inspira num mundo que, como o da Maçonaria, faz do símbolo um instrumento de conhecimento e transmissão do pensamento iniciático.

Entro, portanto, no cerne da minha reflexão sobre as palavras de Anderson: “Se ele compreender bem a arte, nunca será um ateu estúpido, nem um libertino irreligioso”.

o que essas palavras significam? Comecemos pela primeira parte, aquela que se refere ao ateísmo. A vulgata atual está principalmente inclinada a acreditar que esta parte da declaração significa a impossibilidade de admitir ateus em nossa Instituição, como demonstrado pelo fato de que entre os requisitos para levar em consideração um leigo está a sua declaração de "crença em um Ser Supremo".

Já se poderia argumentar, num nível estritamente lógico, que a afirmação (que simplifico aqui) “quem entende de arte não será ateu” não é equivalente – isto é, não é equivalente em significado – à afirmação “quem é um ateu não entenderá arte".

Esta última afirmação implicaria como consequência imediata que não vale a pena admitir ateus na Maçonaria, pois eles não serão capazes de compreender a arte. A primeira, porém, permite vislumbrar a possibilidade de admissão dos ateus, pois a compreensão da arte os levará à rejeição do ateísmo. Mas isso poderia facilmente ser classificado como conversa lógica.

Talvez uma pista capaz de resolver o enigma esteja nesse atributo – “estúpido” – que até agora negligenciamos. Penso que nas Constituições, assim como nos Antigos Deveres (bem como nos nossos Rituais), poucas palavras são ditas ao acaso, sem uma reflexão cuidadosa. Refiro-me precisamente ao termo “estúpido” que acompanha a palavra “ateu”. Existem duas possibilidades de interpretação desta palavra. Poderia ser uma coloração, correspondente ao que nós em português pronunciaríamos como “um ateu estúpido”, significando que um ateu é necessariamente estúpido e, portanto, merece necessariamente este epíteto.

Ou, e estou inclinado a inclinar-me para esta interpretação, a palavra estúpido define mais claramente que tipo de ateu não será capaz de se tornar aquele que entende a Arte. Ou seja, equivaleria a dizer: “se ele entende bem a Arte, pode ser ateu, mas nunca um ateu estúpido”. Isto é, e esta ainda é a minha interpretação, ele poderia se tornar um ateu, sim, mas consciente; isto é, um ateu que se torna tal no final de uma jornada de pesquisa que é realizada (pelo menos temporariamente, como todas as verdadeiras viagens de pesquisa), no reconhecimento da ausência de um deus. Não um ateu preconceituoso, portanto, não um ateu por moda, não um ateu por dogma filosófico, mas um ateu que se tornou tal após profunda pesquisa e meditação. Em suma, não é um ateu estúpido.

Se aceitarmos estas premissas, perguntamo-nos então o que representam dois símbolos como o GADU e o Livro da Lei Sagrada, dentro de um discurso assim organizado.

Sempre pensei que o Grande Arquiteto do Universo é um grande recipiente vazio (gosto muito de pensar nele como um recipiente triangular), que podemos preencher da maneira que melhor se adequar à nossa pesquisa pessoal. Muitos de nós iremos preenchê-lo com um deus da tradição teísta (o Deus Trinitário cristão, o Javhe da tradição judaica, o Alá islâmico)¹, outros com o deus dos deístas (o Grande Relojoeiro de Voltaire, aquele que os filósofos neoplatônicos de Cambridge definia um proprietário de terras ocioso, que após ter planejado e "carregado" o universo, fica de lado observando seu brinquedo sem mais intervir no mundo com sua providência), outros ainda com o deus dos panteístas, tão frágil em sua natureza metafísica a ser considerado o último passo em direção ao ateísmo. E então, por que evitar a priori que o recipiente do GADU não possa ser preenchido com o nada do ateísmo, com o vazio de uma dimensão ateísta, enquanto isso "nada" é o resultado de uma pesquisa? Se Deus, e com ele o GADU, é a resposta que damos às nossas questões mais eternas e arquetípicas, se representa a nossa tentativa de compreender a ordem do 'Universo, o que impede que a resposta a estas perguntas e a estas tentativas seja a ausência de Deus? Uma resposta que certamente não será definitiva, mas encontrando-se - sob este aspecto - nas mesmas condições das respostas formuladas por aqueles que deram um resultado teísta às suas próprias solicitações. Mas o que é esse temido ateísmo? Se Deus "nada mais é do que um discurso metafísico sobre as causas e origens do mundo", então o verdadeiro ateu é "um homem que passa a vida falando de Deus", talvez com mais assiduidade - e mais desesperadamente - do que um crente. Tanto é verdade que se poderia dizer a alguém que “só será um verdadeiro Ateu aquele que ama profundamente a Deus”, ou seja, o Deus da pesquisa metafísica, e não o Deus das religiões reveladas² E o Livro da Lei Sagrada acredito nisso - como a Equipe e a da Lei Sagrada. Bússola, com a qual forma o trio das Grandes Luzes, é um símbolo (como também é indiretamente indicado pelo fato de que se pode usar, dependendo das filiações do Irmão, tanto a Bíblia Cristã como a Hebraica, assim como o Alcorão e assim por diante): o Livro da Lei Sagrada é então talvez apenas o símbolo da tentativa do Homem de estabelecer contato com a dimensão do Sagrado, como se dissesse que aquele Livro é Sagrado apenas pelo valor que "nós " atribuímos à busca do Sagrado que gira em torno desse livro.

Provocativamente, eu proporia trabalhar pelo menos uma vez, substituindo a Bíblia pelos Principia Mathematica de Newton. Acredito que poucos livros sejam tão sagrados como este (no sentido simbólico que acabei de dizer, claro): é sagrado porque é talvez a tentativa mais elevada de um homem para “decifrar o criptograma do Todo-Poderoso”. Por outro lado, como nos lembra Voltaire: “o catequista anuncia Deus às crianças, Newton prova-o aos sábios”.

E é por isso que alguns chegam ao ponto de usar, em vez do Livro Sagrado, um livro em branco (ou mesmo uma simples folha em branco): representa a nossa atual incapacidade de compreensão, mas o nosso compromisso de nunca abandonar a investigação. Esse livro branco é então tão sagrado quanto a Bíblia, porque simbolicamente - assim como a Bíblia - é o símbolo do nosso desejo de nos colocarmos em conexão com a dimensão do Sagrado, seja qual for a “face” que ele tenha.

E passo agora para a segunda parte, aquela que afirma que “se ele entender bem a arte nunca será um libertino irreligioso”. As mesmas considerações lógicas e gerais já feitas para a outra afirmação aplicam-se a esta afirmação e, portanto, não as repetirei aqui.

Quero apenas sublinhar que o termo libertino, que hoje usamos como uma variante um pouco menos ofensiva do termo “depravado”, especialmente se pronunciado no século XVIII, tinha um significado muito diferente. O libertinismo foi uma corrente filosófica muito digna, embora pouco sistemática, que tinha como mínimo denominador comum a exaltação da liberdade em todos os campos, como o bem supremo do Homem; uma liberdade que os libertinos também exerciam na esfera sexual (daí a combinação libertino-depravado que passou a ser de uso comum), acreditando que toda liberdade que surge como resultado de uma pulsão natural não pode ofender a Deus, mas antes concretizar a sua vontade.

É difícil pensar que o objetivo fosse evitar a filiação à Maçonaria de filósofos e pensadores libertinos, que de fato enriqueceram as colunas das Lojas (aqui quero lembrar o Irmão Giacomo Casanova, muitas vezes lembrado como um libertino em sentido inferior, mas que na realidade tinha um valor que era tudo menos insignificante como adepto da libertinagem filosófica).

Mesmo neste caso, portanto, talvez seja o atributo associado ao termo “libertino” que pode vir em nosso auxílio. Anderson não diz que se entender de arte não será um libertino, mas que não será um libertino irreligioso. Apesar de saber que é difícil investigar o que Anderson quis dizer, para mim o termo sugere uma análise precisa, baseada na própria etimologia da palavra religião.

O termo latino religio provavelmente deriva de re-ligare, ou seja, unir, unir, criar vínculos. Assim, nesta perspectiva, o libertino irreligioso aparece como um libertino sem restrições, capaz de levar a sua profanação ao ponto do niilismo. Mais uma vez, é o libertino privado de algo que limita a tendência ao individualismo e ao culto da liberdade levado a consequências extremas. Porque a liberdade ilimitada entra em conflito com a igualdade, e estes dois princípios que nos são tão caros acabam por entrar em conflito entre si. A solução para o conflito entre liberdade e igualdade pode ser (e normalmente é) resolvida através da legislação, com a introdução de leis que limitem a liberdade de todos em nome da igualdade (princípio que está na base do Contrato Social de Rousseau). Mas o trio de princípios maçónicos de liberdade-igualdade-fraternidade indica um caminho alternativo, no qual o maçom, livremente apoiado por este espírito de amor/fraternidade dá (espontaneamente e não coercitivamente) um passo atrás para limitar a sua própria liberdade em favor daquela do Irmão. É, portanto, uma renúncia espontânea e não imposta por lei.

Em suma, Anderson parece dizer-nos, liberdade sim, mas nunca separada daqueles laços de amor fraternal a que parece referir-se quando introduz o conceito de religiosidade.

Quase para sublinhar o meu pensamento, quero concluir com as palavras das Constituições, lendo a parte final do artigo I (aquele que segue imediatamente a afirmação que aqui discuti): “Mas embora nos tempos antigos os maçons fossem obrigados em todos país ser da religião desse país ou nação, qualquer que fosse, hoje considera-se mais conveniente apenas obrigá-los àquela Religião em que todos os homens concordam, deixando-lhes as suas opiniões particulares; isto é, serem homens bons e leais ou homens de honra e honestidade, quaisquer que sejam as denominações ou confissões que sirvam para distingui-los; através do qual a Maçonaria se torna o centro da união e o meio para estabelecer uma amizade sincera entre pessoas que teriam permanecido eternamente estranhas”.

Fonte: Revista Acácia

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