Dinâmica de Grupo na Maçonaria


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Por Charles Evaldo Boller

É no debate e na atividade em grupo que os seres humanos, considerando seus valores e princípios, adquirem conhecimento por meio da experiência da vida em grupo. Essa experiência de convivência tem a característica de transmitir processos de pensamento complexos, fruto da reciprocidade dos processos de comunicação humana. Isso ocorre na divisão do trabalho e na organização social, e particularmente durante uma sessão maçônica, onde os homens se reúnem para discutir temas e sempre saem com reflexões individuais enriquecidas. A herança cultural da comunidade é destacada e cada indivíduo é enriquecido de maneiras surpreendentes. Todos os participantes se beneficiam do esforço intelectual de cada membro do grupo.

Uma analogia simples é comparar as atividades do pensamento ao fato de que o desenvolvimento social surge da união de pequenas economias. Exemplos incluem instituições bancárias, empresas de investimento, cooperativas, sociedades anônimas e assim por diante. Basta estender esse raciocínio ao trabalho em grupo em um debate bem conduzido. Os debates maçônicos funcionam como uma cooperativa intelectual; todos se beneficiam imediatamente do trabalho em equipe. As experiências individuais são somadas, e cada participante se torna o repositório do conhecimento dos outros.



Quando um processo sistemático de transmissão de experiências é implementado em uma Loja, além de transformar os momentos de encontro em momentos prazerosos, também se torna financeiramente rentável, pois os dividendos do investimento intelectual são imediatos se a experiência acumulada pela soma das experiências individuais for colocada em prática. É aqui que o Maçom se torna um homem de ação e progride em seu ambiente social. Desenvolver processos mentais não é uma tarefa individual, alcançável com sucesso fora das interações sociais: a acumulação de conhecimento é um processo coletivo e sua aplicação é individual; depende unicamente de como cada participante concorda em se transformar; é a prática do famoso "conhece-te a ti mesmo"  de Sócrates  .

O interesse desses procedimentos reside no advento de uma nova era de transmissão de experiências. Assim, a figura do professor, do ministro, do sábio desaparece, e a força do grupo prevalece sem que a experiência acumulada seja desperdiçada. O coordenador de um grupo de debate não é professor nem líder. Os debates devem nivelar o campo de jogo; todos os degraus e grades devem desaparecer para que o grupo seja igualitário. O coordenador é quem menos fala, mas talvez seja quem tenha mais conhecimento sobre o assunto. São os membros do grupo que debatem; o coordenador é um simples participante em pé de igualdade e tem autoridade apenas para dar a palavra ou trazer o debate de volta ao assunto se este se desviar. Graças à participação ativa de cada membro no debate, os participantes começam a apreciar cada vez mais as atividades culturais, pois esta é a própria essência do lazer criativo defendido por Domenico de Masi.

Durante o debate, as divisões criadas pela divisão do trabalho na sociedade desaparecem, atribuindo aos participantes classificações como engenheiro, médico, vendedor, arquivista, etc. Essas designações funcionam como rótulos afixados a cada cidadão e, muitas vezes, os tornam invisíveis em seu meio social, como é o caso das atividades mais humildes, mas extremamente importantes, como varredores de rua, trabalhadores da manutenção, garçons, etc. O objetivo do debate em loja é eliminar essas diferenças e permitir que todos participem em pé de igualdade. O poder do pensamento é importante. E é essa diferença cultural que o grupo de debate explora para aprimorar cada um de seus participantes. Diferenças burocráticas estereotipadas são eliminadas e os valores de cada indivíduo são exaltados.

Todos os maçons são educados com base na experiência de valores e princípios. Todo homem é educado. Às vezes, o participante mais humilde de um grupo de debate é aquele que traz mais experiência ao tema em questão. Frequentemente, são os quietos e humildes que apresentam as melhores soluções. É por isso que um dos graus do Rito Escocês Antigo e Aceito estipula que o conhecimento não é uma questão de função, mas o fruto do espírito colaborativo que emerge dentro de um grupo de debate. Em um debate, ninguém dorme. Não há aulas ministeriais, a figura do doutor e do professor desaparece; todos são iguais, como afirma o lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Comparemos a atividade oratória de uma conferência a um debate animado entre vários irmãos: após cinco minutos de discurso, a mente dos ouvintes começa a divagar; após sete minutos, eles se distraem com outros pensamentos; após dez minutos, a fala do orador fica completamente bloqueada, e o ouvinte pode até adormecer; o resultado: poucos resultados, pois se trata de uma atividade passiva. Este não é o caso durante um debate. Todos permanecem engajados no debate, pois podem ser chamados a intervir a qualquer momento, e essa expectativa por si só mantém todos alertas e ativos; o resultado: grande parte do conhecimento compartilhado é utilizado pelos membros do grupo.

Em uma loja maçônica, há um ambiente propício ao desenvolvimento de debates produtivos e motivadores porque as sessões são pautadas por: Uma disciplina treinada para falar um de cada vez, sem interromper o orador que está falando; O princípio da autoridade baseado na hierarquia que todos respeitam e obedecem; nenhuma degeneração em sufocamento da liberdade ou coerção; A hierarquia não impede os membros de se considerarem pessoas livres e questionarem ordens – sem questionar, a responsabilidade desaparece; Homens motivados a serem amigos da sabedoria (“Philos” e “Sophia”), a filosofia maçônica que faz com que todos cresçam muito além do que cada um tem em si antes de entrar no templo; a personalização do indivíduo – os homens são construídos de forma diferente de instrumentos em uma linha de produção ou meros executores de ordens; Consciência da necessidade da participação de indivíduos menos educados; grupo que desenvolve um ambiente amoroso e fraterno; princípio da igualdade; obediência às leis e regulamentos; e outras características.

As sessões de debate atraem os participantes porque cada membro sai da reunião fortalecido e renovado para suas atividades diárias. Eles se tornam mais perceptivos em suas interações com os outros, evitando demandas desnecessárias e, assim, prosperando em seu ambiente social. Esse estado de espírito é resultado da convivência e do treinamento dentro da loja, durante os debates, onde suas capacidades intelectuais são constantemente testadas para moldar seus pensamentos a serviço da comunidade. Como construtor da sociedade, o maçom prospera em seu ambiente social e traz honra e glória ao Grande Arquiteto do Universo.


 

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