É no debate e na atividade em grupo que os
seres humanos, considerando seus valores e princípios, adquirem conhecimento
por meio da experiência da vida em grupo. Essa experiência de convivência tem a
característica de transmitir processos de pensamento complexos, fruto da
reciprocidade dos processos de comunicação humana. Isso ocorre na divisão do
trabalho e na organização social, e particularmente durante uma sessão
maçônica, onde os homens se reúnem para discutir temas e sempre saem com
reflexões individuais enriquecidas. A herança cultural da comunidade é
destacada e cada indivíduo é enriquecido de maneiras surpreendentes. Todos os
participantes se beneficiam do esforço intelectual de cada membro do grupo.
Uma analogia simples é comparar as atividades
do pensamento ao fato de que o desenvolvimento social surge da união de
pequenas economias. Exemplos incluem instituições bancárias, empresas de
investimento, cooperativas, sociedades anônimas e assim por diante. Basta
estender esse raciocínio ao trabalho em grupo em um debate bem conduzido. Os
debates maçônicos funcionam como uma cooperativa intelectual; todos se
beneficiam imediatamente do trabalho em equipe. As experiências individuais são
somadas, e cada participante se torna o repositório do conhecimento dos outros.
Quando um processo sistemático de transmissão
de experiências é implementado em uma Loja, além de transformar os momentos de
encontro em momentos prazerosos, também se torna financeiramente rentável, pois
os dividendos do investimento intelectual são imediatos se a experiência
acumulada pela soma das experiências individuais for colocada em prática. É
aqui que o Maçom se torna um homem de ação e progride em seu ambiente social.
Desenvolver processos mentais não é uma tarefa individual, alcançável com sucesso
fora das interações sociais: a acumulação de conhecimento é um processo
coletivo e sua aplicação é individual; depende unicamente de como cada
participante concorda em se transformar; é a prática do famoso "conhece-te
a ti mesmo" de Sócrates .
O interesse desses procedimentos reside no
advento de uma nova era de transmissão de experiências. Assim, a figura do
professor, do ministro, do sábio desaparece, e a força do grupo prevalece sem
que a experiência acumulada seja desperdiçada. O coordenador de um grupo de
debate não é professor nem líder. Os debates devem nivelar o campo de jogo;
todos os degraus e grades devem desaparecer para que o grupo seja igualitário.
O coordenador é quem menos fala, mas talvez seja quem tenha mais conhecimento
sobre o assunto. São os membros do grupo que debatem; o coordenador é um
simples participante em pé de igualdade e tem autoridade apenas para dar a
palavra ou trazer o debate de volta ao assunto se este se desviar. Graças à
participação ativa de cada membro no debate, os participantes começam a
apreciar cada vez mais as atividades culturais, pois esta é a própria essência
do lazer criativo defendido por Domenico de Masi.
Durante o debate, as divisões criadas pela divisão do trabalho na sociedade desaparecem, atribuindo aos participantes classificações como engenheiro, médico, vendedor, arquivista, etc. Essas designações funcionam como rótulos afixados a cada cidadão e, muitas vezes, os tornam invisíveis em seu meio social, como é o caso das atividades mais humildes, mas extremamente importantes, como varredores de rua, trabalhadores da manutenção, garçons, etc. O objetivo do debate em loja é eliminar essas diferenças e permitir que todos participem em pé de igualdade. O poder do pensamento é importante. E é essa diferença cultural que o grupo de debate explora para aprimorar cada um de seus participantes. Diferenças burocráticas estereotipadas são eliminadas e os valores de cada indivíduo são exaltados.
Todos os maçons são educados com base na
experiência de valores e princípios. Todo homem é educado. Às vezes, o
participante mais humilde de um grupo de debate é aquele que traz mais
experiência ao tema em questão. Frequentemente, são os quietos e humildes que
apresentam as melhores soluções. É por isso que um dos graus do Rito Escocês
Antigo e Aceito estipula que o conhecimento não é uma questão de função, mas o
fruto do espírito colaborativo que emerge dentro de um grupo de debate. Em um
debate, ninguém dorme. Não há aulas ministeriais, a figura do doutor e do
professor desaparece; todos são iguais, como afirma o lema: Liberdade,
Igualdade e Fraternidade.
Comparemos a atividade oratória de uma conferência a um debate animado entre vários irmãos: após cinco minutos de discurso, a mente dos ouvintes começa a divagar; após sete minutos, eles se distraem com outros pensamentos; após dez minutos, a fala do orador fica completamente bloqueada, e o ouvinte pode até adormecer; o resultado: poucos resultados, pois se trata de uma atividade passiva. Este não é o caso durante um debate. Todos permanecem engajados no debate, pois podem ser chamados a intervir a qualquer momento, e essa expectativa por si só mantém todos alertas e ativos; o resultado: grande parte do conhecimento compartilhado é utilizado pelos membros do grupo.
Em uma loja maçônica, há um ambiente propício
ao desenvolvimento de debates produtivos e motivadores porque as sessões são
pautadas por: Uma disciplina treinada para falar um de cada vez, sem
interromper o orador que está falando; O princípio da autoridade baseado na
hierarquia que todos respeitam e obedecem; nenhuma degeneração em sufocamento
da liberdade ou coerção; A hierarquia não impede os membros de se considerarem
pessoas livres e questionarem ordens – sem questionar, a responsabilidade
desaparece; Homens motivados a serem amigos da sabedoria (“Philos” e “Sophia”),
a filosofia maçônica que faz com que todos cresçam muito além do que cada um
tem em si antes de entrar no templo; a personalização do indivíduo – os homens
são construídos de forma diferente de instrumentos em uma linha de produção ou
meros executores de ordens; Consciência da necessidade da participação de
indivíduos menos educados; grupo que desenvolve um ambiente amoroso e fraterno;
princípio da igualdade; obediência às leis e regulamentos; e outras
características.
As sessões de debate atraem os participantes
porque cada membro sai da reunião fortalecido e renovado para suas atividades
diárias. Eles se tornam mais perceptivos em suas interações com os outros,
evitando demandas desnecessárias e, assim, prosperando em seu ambiente social.
Esse estado de espírito é resultado da convivência e do treinamento dentro da
loja, durante os debates, onde suas capacidades intelectuais são constantemente
testadas para moldar seus pensamentos a serviço da comunidade. Como construtor
da sociedade, o maçom prospera em seu ambiente social e traz honra e glória ao
Grande Arquiteto do Universo.
0 Comentários