O Rei de Hollywood: Irmão William Clark Gable

Conhecido como “O Rei de Hollywood”, Clark Gable foi um ator de cinema americano e maçom.

Quando a vida de Clark Gable foi interrompida aos 59 anos, ele já havia atuado em mais de 50 filmes. Sua carreira durou surpreendentes 37 anos, a maior parte como protagonista de grandes filmes. Como um dos artistas de bilheteria mais consistentes da história de Hollywood, ele ganhou plenamente seu apelido: O Rei de Hollywood.

Clark Gable era mais conhecido por resumir a masculinidade e a virilidade na tela grande. Sua amiga de longa data e interesse romântico periódico, Joan Crawford, disse sobre ele: "Ele era um rei onde quer que fosse. Ele ganhou o título. Ele andava como um, se comportava como um e era o homem mais masculino que já vi e conheci na minha vida.”

Apesar desse apelido, Gable era mais do que apenas um ator. Ele foi um patriota que serviu valentemente na Segunda Guerra Mundial. Nesse espírito de servir aos outros, não é surpresa que ele também fosse maçom. Gable se juntou à nossa fraternidade quando sua fama decolou e testemunhou o 1° em 19 de setembro de 1933, o 2° em 17 de outubro, e finalmente foi exaltado como Mestre Maçom no Beverly Hills Lodge, Nº. 528, em 31 de outubro de 1933.

O começo humilde do rei de Hollywood

William Clark Gable nasceu em 1º de fevereiro de 1901, em Cádiz, Ohio, filho de William Henry "Will" Gable, um perfurador de poços de petróleo, e Adeline (nascida Hershelman). Quando o irmão Gable tinha dez meses, sua mãe morreu e, em abril de 1903, seu pai casou-se com Jennie Dunlap. A madrasta do irmão Gable exerceu grande influência sobre o menino e o criou para ser bem vestido e bem cuidado. Ela lhe deu aulas de piano, despertando nele o amor pela música e pela performance. Ele passou a amar a literatura e era conhecido por recitar sonetos de Shakespeare na companhia certa.

Além de tocar piano e instrumentos de sopro, o irmão Gable adorava consertar carros com o pai. William Sr. encorajou-o a se envolver em atividades mais “masculinas” e ensinou-o a caçar e o valor do trabalho físico. Quando seu pai entrou em dificuldades financeiras em 1917, Gable conseguiu um emprego com ele em uma fazenda em Palmyra Township, perto de Akron, Ohio. Aos 16 anos, ele largou o ensino médio e a fazenda e foi trabalhar em Akron para a Firestone Tire and Rubber Company.

Foi aqui que ele viu a peça O Pássaro do Paraíso e decidiu que seria seu destino se tornar ator. Nos anos seguintes, Clark trabalhou em empregos ocasionais em todo o noroeste do Pacífico, visitando empresas de ações, trabalhando em campos de petróleo e vendendo gravatas. Ele também conseguiu um emprego não remunerado em uma companhia de teatro para iniciar sua carreira de ator, mas em 1919 ele adiou seu sonho depois que sua madrasta morreu e foi trabalhar ao lado de seu pai nos campos petrolíferos de Oklahoma.

 

Do palco ao protagonista

Gable voltou de Oklahoma para o noroeste do Pacífico e foi aceito para ingressar em uma trupe de teatro, The Astoria Players, apesar de sua aparente falta de treinamento. Depois que o grupo faliu, Clark mudou-se para Portland, Oregon, e começou a ter aulas de atuação à noite enquanto trabalhava durante o dia na Pacific Telephone.

Durante esse tempo, sua treinadora de atuação, Josephine Dillon, começou a trabalhar mudando sua imagem para que pudesse parecer melhor como ator. Ela pagou para consertar os dentes e pentear o cabelo, ao mesmo tempo que lhe dava conselhos nutricionais. Ela lhe ensinou melhor controle corporal e postura e o ajudou a abaixar sua voz naturalmente aguda. Gable aprendeu a falar e a se comportar com mais naturalidade e confiança, preparando-o para seu futuro sucesso como ator.

 

A ascensão do irmão Gable à fama

Em 13 de dezembro de 1924, Clark Gable e Josephine Dillon se casaram e o casal mudou-se para Hollywood para que Clark pudesse se concentrar em sua carreira de ator. Durante o restante da década de 1920, Clark lutou para avançar e conquistar papéis de destaque. Ele trabalhou no palco em Houston e na cidade de Nova York, e em filmes mudos até 1930, quando garantiu seu primeiro grande papel em um faroeste. Ele interpretou o vilão em The Painted Desert, ganhando elogios dos telespectadores que começaram a enviar-lhe cartas de fãs.

A fama de Gable estava aumentando e em abril de 1930, ele e Josephine se divorciaram. No ano seguinte, ele se casou com Maria Langham (também conhecida como Maria Franklin Gable), 17 anos mais velha que ele. Depois que Warn Bros desistiu de assinar um contrato com ele, Gable foi assinado por Irving Thalberg da MGM por US$ 650 por semana (equivalente a aproximadamente US$ 13.065 em 2024). Ele contratou a bem relacionada Minna Wallis como sua agente e nunca mais olhou para trás.

A MGM investiu na construção de sua imagem e frequentemente o combinou com estrelas femininas bem estabelecidas, como Joan Crawford em Dance, Fools, Dance (1931). O estúdio reconheceu sua química e começou a juntar os dois em mais filmes e a entregar papéis principais a Gable.

Após sua atuação em A Free Soul, o The Hollywood Reporter escreveu: "Uma estrela em formação foi feita, uma que, em nossas contas, superará todas as outras estrelas... Nunca vimos o público trabalhar com tanto entusiasmo como quando Clark Gable caminha na tela."

Gable e Vivien Leigh em E o Vento Levou (1939)

Nos dez anos seguintes, Clark passou a dominar Tinsel Town. Notavelmente, em 1934, ele ganhou o Oscar de Melhor Ator por Aconteceu Naquela Noite e estrelou seu papel mais famoso no filme vencedor do Oscar de melhor filme, E o Vento Levou (1939). Clark pronunciou a última frase de E o Vento Levou, "Francamente, minha querida, não dou a mínima", que se tornou uma das falas mais famosas da história do cinema.

Terceiro Casamento e Serviço na Segunda Guerra Mundial

O irmão Gable terminou a década de maior sucesso de sua vida ao se casar com sua terceira esposa e o amor de sua vida, a atriz Carole Lombard. Foi considerado o período mais feliz de sua vida pessoal e os dois eram inseparáveis. Tragicamente, enquanto Gable filmava Somewhere I'll Find You com Lana Turner em 1942, Lombard morreu em um acidente de avião.

Irmão Clark Gable e sua esposa Carole Lombard

Ele estava inconsolável. Depois de terminar seu filme com Turney, o irmão Gable se alistou no Exército dos Estados Unidos sob as Forças Aéreas do Exército em 12 de agosto de 1942.

A sugestão inicial de Lombard foi que Clark se alistasse para apoiar o esforço de guerra. Gable voou cinco missões de combate, incluindo uma para a Alemanha, como observador-artilheiro nas Fortalezas Voadoras B-17 entre 4 de maio e 23 de setembro de 1943, ganhando a Medalha Aérea e a Cruz Voadora Distinta por seus esforços.

Voltar para a tela

Em junho de 1944, o irmão Gable foi promovido a major e, embora pretendesse completar outra missão de combate, foi colocado em serviço inativo. Em 12 de junho de 1944, o capitão Ronald Reagan (o futuro presidente dos EUA) assinou os papéis de dispensa de Gable. Gable ajudou a finalizar Combat America , um filme de propaganda militar, em setembro de 1944, e voltou às telonas em Adventure .

O retorno do irmão Gable ao cinema emocionou o povo americano e ele continuou a fazer filmes com a MGM. Seus filmes tiveram um bom desempenho de bilheteria, mas nunca recuperaram a mesma qualidade. Apesar do declínio em seus filmes, ele se tornou o ator freelancer mais bem pago da época em 1954, quando seu contrato com a MGM expirou.

O irmão Gable continuou a fazer filmes todos os anos e era tão querido pelo público que seus filmes continuaram a ter um bom desempenho. Os críticos de cinema consideraram seu papel final uma das melhores atuações de sua carreira. Ele estrelou The Misfits ao lado de Marilyn Monroe, mas infelizmente, dois dias depois de terminarem as filmagens, Gable sofreu um ataque cardíaco em 6 de novembro de 1960.

Morte e Legado

O Rei de Hollywood foi enviado ao Hollywood Presbyterian Medical Center, em Los Angeles, para tratamento. As primeiras reportagens dos jornais afirmavam que sua condição estava estável e melhorando, mas em 16 de novembro ele morreu aos 59 anos de um segundo ataque cardíaco causado por uma infecção.

No dia seguinte, os jornais de todo o país publicaram a mesma manchete: “O Rei está Morto”. O irmão Gable foi sepultado no Grande Mausoléu, Memorial Terrace, no Forest Lawn Memorial Park de Glendale, ao lado de sua amada Carole Lombard e sua mãe.

Apesar de sua trágica morte em tenra idade, ele teve uma carreira notável. Completou quase 40 anos como ator, sua vocação desde muito jovem. Ele se tornou um dos nomes mais vendidos na história de Hollywood, aparecendo dezesseis vezes na pesquisa anual das dez estrelas que ganham mais dinheiro da Quigley Publishing. O American Film Institute nomeou Clark Gable como o sétimo maior astro masculino do cinema clássico americano.

 Fonte: https://scottishritenmj.org



 


 

Postar um comentário

0 Comentários